Twitter

Amigo Secreto

Posted by Vinni - -

Bem gente Fim de ano chegando e quem vem la nas escolas? SIM é ELE o amigo secreto eu estava procurando uma coisa para o FIM DE ANO e achei isto vejam se vocês aprovam...

“Amigo Secreto??”

Que atire a primeira pedra quem ainda não se frustrou quando participou de um amigo secreto! Eu já. E não foi apenas uma única vez, não! Mas penso o seguinte: se não serviu como experiência, valeu como lição. Só entro em amigo secreto agora, se eu puder escolher o que quero ganhar. E quando digo escolher, quero dizer: o que é, o tipo, o tamanho, o preço, a cor e onde comprar! Tudo pra não ter erro! Mas assim é sem graça? Não, não é. Sem graça é você sempre dar uma coisa bacana e ganhar uma coisa que você nem sabe direito do que se trata ou onde e como usar! Lembro de situações que envolviam amigo-secreto que são dignas de uma comédia pastelão. Certa vez uma amiga estava toda feliz participando do amigo secreto e quando chegou sua vez de ganhar o presente, teve uma surpresa: ganhou um panetone! A coitada olhava pro negócio, incrédula! Nem de panetone ela gostava, olhava, olhava pra cara da pessoa que a presenteou e pensava: “mas porquê?? O que eu fiz de mal pra essa pessoa, Senhor?” Muito constrangedor. Que tipo de pessoa dá um panetone de amigo secreto? Mas enfim. E não tem saída, quando você recebe um presente que não gosta do amigo secreto, sempre ficamos com aquela cara de cú, pronto falei! E é pior quando a pessoa que te deu o presente, sempre faz aquela perguntinha cretina “você não gostou, né?" Todo mundo que assiste ao episódio fica esperando você ter um ataque de fúria ou no mínimo dizer: “eu parei de brincar! Devolva meu presente que tô saindo agora dessa palhaçada!” Mas, não. Fazemos sempre a linha educação em primeiro lugar e respondemos: “eu adorei (sic!), era tudo o que eu precisava!”.Nos sentamos na primeira cadeira que vemos pela frente. Sentamos e ficamos imaginando uma forma de vingança discreta. Sem dor.
E quando você trabalha numa empresa grande? “Amigo-secreto de Firma” é sempre uma pegadinha a parte. Tenho amigos que quando chegam nessa época do ano já entram em crise. Sim, porque parece que os Deuses conspiram contra tudo e sempre caímos, justamente, com a pessoa que se tem menos afinidade ou não suporta. E não achamos um Cristo que troque de papelzinho! Resultado: ou damos algo bem bacana pra tentar firmar uma relação amigável ou armamos uma pra pessoa ter certeza que não há a menor possibilidade de convívio! Situação chata.Mais chato que isso é aquele engraçadinho que coloca o presente numa caixa de TV , embrulha tudo bonitinho e quando se abre a caixa, tem um parzinho de meia Lupo, social e bege! Aí que coisa de pobre, me perdoem! Mas isso é muito pobre!
Amigo-secreto de $ 1,99 é a pior coisa que já inventaram no mundo. Sério! Eu acho. E tem gente que diz: “é de $ 1,99, só pra não passar em branco” Jesus me chicoteia! Melhor passar em branco do que ganhar uma coisa de plástico, inútil e que vai quebrar ou sumir logo depois do ano-novo!
E nem sempre o amigo-secreto consegue ser tão secreto assim. Há sempre aquela pessoa que se encarrega de descobrir quem caiu com quem. E não contente, começa aquele joguinho de espalhar. Perde-se a graça. Sim, porque quando a gente descobre quem nos tirou já criamos algumas expectativas: “será que ela vai me dar algo bacana ou será que tô ferrado?” Essa ansiedade absurda nos domina até o dia do evento.
Particularmente, não acredito naquela tese que muitos pregam: “ah, eu participo por participar, não fico esperando ganhar algo legal” e ainda concluem “o que eu ganhar, ta bom” Sem hipocrisia, né, gente? Todo mundo espera ganhar algo legal ou no mínimo compatível com o que você deu! E normal. Não é pecado!
Mas no final, o que vale mesmo é a história que se tem pra contar pros netos! E vale o que sempre vale no Brasil, a cervejinha e a conversa animada!
Bom, é o que tem para o momento. Até a próxima semana.
Sorte e luz sempre.

Leave a Reply